Professor Alberto é expulso do DEM por infidelidade partidária

Por infidelidade partidária, o vereador Professor Alberto, foi expulso do DEM, partidos dos Democratas. O motivo pela expulsão foi o apoio de Alberto na campanha do atual prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), o que acabou por desrespeitar a coligação feita com o partido de Jonas Donizette, o PSB.

Foi feita uma comissão disciplinar que votou a for da expulsão na quarta-feira, 31 de outubro. De acordo com o presidente do partido, Valter Greve, o juiz eleitoral, Nelson Augusto Bernardes, será comunicado nesta segunda-feira, 05. Ainda segundo Greve, o partido dos Democratas vai pedir a perda de mandato do Professor Alberto pelo motivo de infidelidade.

Em entrevista para um portal da região de Campinas, professor Alberto negou ter feito a campanha e disse que apenas recebeu Pedro Serafim em um evento religioso no templo em que frequenta e afirmou que vai recorrer da decisão.

Nota oficial do DEM:

Na qualidade de presidente do partido Democratas de Campinas, venho comunicar à imprensa e a toda a sociedade campineira, que é com muita tristeza que noticio a expulsão de um dos nossos candidatos. E não é qualquer candidato, é um candidato que já exerce o cargo de Vereador na Câmara de Campinas.

Em nome da ética na politica, em nome do cumprimento incondicional dos compromissos assumidos com a aprovação em convenção municipal para as eleições de 2012, da formação da coligação majoritaria com a chapa encabeçada pelo PSB, que lançou Jonas Donizete como candidato a Prefeito, o Democratas de Campinas não pode omitir-se quanto a esse fato que contraria o seu estatuto.
A infidelidade partidária prevista no estatuto do DEM, sujeita o infrator à aplicação sumária de pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e expulsão simultânea do Partido, a todo candidato que contrarie as deliberações de Convenção e os interesses partidários, realizando campanha eleitoral para candidato ou partido adversário. Portanto, ao decidir-se sobre a formação da coligação majoritária com o PSB, todos os membros do partido devem respeitar a decisão partidária, principalmente os candidatos, até os eventualmente vencidos.


No caso é inaceitável a ofensa aos princípios éticos do Democratas, que um candidato a vereador não cumpra a decisão democraticamente assumida pelo partido. Mesmo que esse candidato tenha grande potencial de votos, que ocupe uma cadeira no Legislativo campineiro, não se admite o apoio à candidatura diversa daquela decidida em convenção, e para esses casos, o estatuto partidário prevê a expulsão como forma de penalização do filiado e candidato.


Em nome do cumprimento das disposições estatutárias, em especial para manutenção da ética na politica, no momento em que todos nós somos cobrados do cumprimento aos compromissos assumidos, o respeito à ética, o respeito às decisões coletivas, como é no sistema democrático, comunico a todos a decisão do partido Democratas. Não é fácil cortar na carne, mais não há honra maior do que transformar a dor da perda de um membro para manter a dignidade de todo corpo partidário. Muito Obrigado. VALTER GREVE

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.