No primeiro dia de operação da linha BRT20, que faz a ligação semiexpressa entre o Terminal Campo Grande e o Terminal Mercado, em Campinas, já aconteceu o primeiro incidente.
Um dos ônibus da Itajaí Transportes Coletivos, ao deixar o Terminal Campo Grande, raspou na rampa que liga o coletivo à parte interna da parada elevada.
Não houve feridos, mas a imagem do ônibus ‘rasgado’ impressionou.
Segundo a Emdec, o incidente aconteceu às 5h50, e um veículo reserva foi colocado em operação.
“A Emdec reforça que se trata de uma operação experimental e sujeita a adaptações, a partir dos eventos registrados no primeiro dia. As equipes trabalham para que não ocorra mais nenhuma ocorrência desse tipo e está preparada para atuação imediata na correção dos problemas. Há um plano de ação para mitigar possíveis ocorrências envolvendo operação da frota e infraestrutura, segurança e manutenção das estações”, informou.
O SetCamp, que representa as empresas de ônibus de Campinas, lamentou o incidente.
A linha BRT20 começou a operar nesta sexta-feira, como parte do projeto-piloto para a operacionalização efetiva do corredor do Campo Grande.
São quatro ônibus fazendo o caminho entre o Terminal Campo Grande ao Terminal Mercado nos horários de pico. Os motoristas foram treinados nas últimas semanas para conseguir parar corretamente nas plataformas do BRT, que tem sensores para a abertura das portas das estações.