O Viaduto Cury vai passar por mais uma obra no ano que vem para reconstrução das juntas de dilatação, que são as estruturas que unem os blocos do viaduto.
O engenheiro especialista em mobilidade urbana Luiz Vicente Mello Filho explica que o Viaduto Cury precisa de obras constantes porque atualmente o elevado suporta mais que o dobro do peso que suportava há 60 anos, quando foi inaugurado.
O Viaduto Cury é a principal ligação entre a região Oeste e o Centro de Campinas. A estrutura tem 15 mil metros quadrados de área e quatro metros de altura.
O viaduto foi interditado quatro vezes – parcial ou integralmente – nos últimos dez anos para realização de obras.
Em 2013, a Prefeitura de Campinas licitou o projeto de troca de juntas, fresagem, recape, sinalização e iluminação do elevado. Cinco meses após a conclusão das obras, um ônibus do transporte municipal caiu do viaduto e atingiu um carro que estava estacionado na Rua Cônego Cipião. Uma pessoa morreu. Em 2021, o Viaduto Cury passou por obras para substituir 664 metros de defensas. Somadas, as obras chegaram a um investimento de R$ 1,8 milhão.
A intervenção mais recente aconteceu em março deste ano por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta. Com o TAC, 800 metros do viaduto foram recapeados.
O investimento na nova obra de reconstrução das juntas de dilatação será de R$ 1,3 milhão.