Uma escavadeira fez a limpeza na ponte do Jardim das Bandeiras, que caiu com as chuvas da última quinta-feira. Apesar da retirada de parte do entulho que sobrou, não havia na manhã desta segunda-feira nenhum sinal de obras para a recuperação da estrutura. No local, um carro ficou preso nos escombros e foi arrastado pelo córrego que corta o trecho.
O motorista não ficou ferido, mas impressionam as imagens feitas por moradores, que mostram o veículo sendo levado pela correnteza. Um segundo veículo ficou parado na cabeceira, e não foi levado.
O Governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, esteve em Campinas neste sábado visitando os locais onde ocorreram os estragos e informou que a prioridade no momento é atender as pessoas desalojadas e realizar a ajuda humanitária para depois começar o levantamento das necessidades das pontes e estruturas edificadas.
Ainda não é possível dizer a verba que o estado poderá destinar ao município para recuperação das estruturas atingidas. Mas, o morador, Onildo Brasil, relata a dificuldade de locomoção na região, principalmente daqueles que precisam se deslocar entre os Jardins das Bandeiras e Icaraí.
Campinas registrou mais de 200 mm de chuvas ao longo da semana passada e diante dos danos um decreto colocando a cidade em estado de emergência foi publicado em edição extra do Diário Oficial de sábado.