Experimente andar pelo centro de Campinas e tentar encontrar ao menos uma rua sem prédios pichados. A percepção de que essa tarefa é impossível tem o reforço dos números. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, 95% das pichações estão na região central da metrópole.
Os atos de vandalismo incomodam moradores de Campinas que ainda guardam na memória um período quando a região central tinha uma paisagem agradável.
Algumas pichações chamam a atenção pela altura que os vândalos se expõem. Há rabiscos em linhas horizontais e verticais em prédios de mais de cinco andares.
A percepção de que os vândalos não recebem uma punição efetiva é unânime. Algumas pessoas inclusive acreditam que a estratégia deve ser a educação.
De acordo com informações que constam em um balanço obtido pela EPTV, em 2022, a Prefeitura de Campinas destinou R$ 500 mil para limpeza de prédios públicos e monumentos que foram pichados, um valor 25% maior do que em 2021.
Pichar áreas públicas é crime passível de detenção e multa. Quem presenciar esse tipo de crime pode fazer uma denúncia pelo telefone 156 ou pela ouvidoria da prefeitura. Não é preciso se identificar.
Procurada, a assessoria da Guarda Municipal informou, em nota, que a corporação está atenta às situações através dos patrulhamentos e das câmeras de monitoramento. A corporação ainda reforçou a importância da denúncia para que ocorra o flagrante e os responsáveis sejam encaminhados à delegacia.