Promotoria abre procedimento para acompanhar plano municipal de educação

Foto: Valéria Hein

A Promotoria de Justiça de Campinas abriu um procedimento administrativo de acompanhamento para fiscalizar e incentivar a criação de um plano municipal para recuperar a defasagem escolar de crianças e adolescentes na cidade.

No pedido, o promotor Rodrigo Augusto de Oliveira considera que, durante a pandemia de covid-19, nem sempre foi possível criar condições de acesso a recursos tecnológicos para que professores, crianças e adolescentes, pudessem suprir a ausência nas escolas.

Ele ainda define a busca ativa como uma estratégia prevista na legislação e consolidada em diferentes políticas públicas, a exemplo da saúde e da assistência social e, mais recentemente, na educação.

A Promotoria pediu para a secretaria de Educação e às Diretorias de Ensino dados sobre eventuais medidas adotadas para garantir a busca ativa por estudantes que tenham se afastado da escola, assim como as voltadas à redução da defasagem.

A prefeitura de Campinas informou que já tem esse acompanhamento.

No ano passado, foi lançado o programa SuperAção, que é destinado aos alunos da Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é atuar em quatro frentes: reordenamento curricular (com a retomada de conteúdos pedagógicos), recursos humanos (contratação de profissionais e estagiários e formação e atualização), e tecnologia (com a compra de equipamentos para as escolas e alunos).

Essas frentes de trabalho são uma resposta aos resultados de uma avaliação diagnóstica, focada na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada em 2021, com o propósito de verificar os impactos causados pela ausência das aulas presenciais durante a pandemia.

A avaliação foi aplicada em 4.551 estudantes que cursaram o 4º e 5º anos. O resultado é que 15% não tiveram a alfabetização consolidada. Isso significa que eles não alcançaram os níveis desejados em leitura e escrita. Em um cenário sem pandemia, esses índices seriam de 7%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.