Campinas registrou aumento nos atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios pelo SUS. Nas últimas três semanas foram registrados, em cada semana, entre 5,3 mil e 6,2 mil atendimentos, sendo que houve um crescimento considerável da procura por hospitais e UPAs em relação a atendimentos em Centros de Saúde e de especialidades.
Nas seis primeiras semanas do ano os atendimentos foram cerca de 3,5 por semana. Os números incluem pacientes com suspeita ou confirmação para covid-19. Atualmente a cidade tem internados em UTIs por síndromes respiratórias 40 pacientes adultos e 17 pediátricos.
Covid-19
Em relação aos números exclusivamente da covid-19, Campinas registra 4.429 casos da doença no ano, sendo que 2,8% desenvolveram a forma grave da doença, ou seja, 124 pacientes, e 30 deles morreram. A semana com mais confirmações foi justamente a primeira do ano, com 693 casos, seguida da semana iniciada em 19 de fevereiro, com 648 casos.
As regiões com mais notificações no ano foram as seguintes: Barão Geraldo, com 223, São Bernardo, com 215, e Centro, com 211 notificações, sendo estas as únicas três a superarem 200 notificações cada no ano. Os dados são do Painel Interativo de Síndromes Respiratórias da Prefeitura de Campinas.
Vacinação
Em relação à vacinação contra a covid-19, Campinas vacinou 12.576 pessoas com a vacina bivalente, até a última quinta-feira (2), dia em que há o fechamento do balanço semanal.