O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), foi reeleito como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para assuntos de saúde. A eleição ocorreu na segunda-feira (13), em Brasília, durante a 84ª reunião ordinária da FNP. No mesmo encontro também foi reeleito presidente da FNP, o Prefeito de Aracajú, capital do Sergipe, Edvaldo Nogueira (PDT).
Os novos mandatos têm duração de dois anos, indo de abril de 2023 até abril de 2025. Dário afirmou se sentir honrado com a reeleição. Ele assumiu o cargo em abril de 2021, após ser eleito com ajuda da articulação do então presidente da Frente Nacional de Prefeitos e ex-Prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).
Ao longo dos últimos dois anos Dário representou os municípios em encontros com o Ministério da Saúde, como em setembro do ano passado, quando ele se reuniu com representantes da pasta para cobrar uma solução para escassez de vacinas, como a BCG e a Coronavac, nos municípios de todo o país. Também representando a FNP, ele se reuniu em novembro do ano passado com o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar de assuntos de saúde em relação à transição de governo.
A FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos no país, e reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, totalizando 415 médias e grandes cidades, onde vivem 61% dos brasileiros e são produzidos 74% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados de 2021.