Idec vê consumidores mais conscientes sobre direitos

Foto: Enzo Urnhani/CBN Campinas

A internet mudou completamente a relação entre consumidores e vendedores. O movimento já vinha ocorrendo ao longo das últimas duas décadas, e foi acelerado pela pandemia. As vendas de produtos online crescem cada vez mais, ou seja, há cada vez mais vendas sem que haja um contato físico do cliente com o vendedor e o produto, até que ele seja entregue. Só que isso também pode trazer mais problemas.

O dia 15 de março é o dia mundial do consumidor. A data serve para a reflexão sobre a relação entre consumidores e vendedores. Para Carolina Visentini, advogada do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os consumidores em geral têm se tornado mais conscientes sobre seus direitos, e o que ajuda nisso é também a internet, já que facilita o acesso à legislação, e também ferramentas e plataformas para reclamações e soluções de problemas. “Com certeza, hoje em dia a gente tem consumidores não só mais conscientes como mais exigentes, então a gente vê uma preocupação maior do consumidor em se informar, saber seus direitos e procurá-los, e principalmente com advento da internet o consumidor ganhou mais poder, pois quando ele faz uma reclamação isso acaba atingindo a marca, com certeza isso tem melhorado, mas há muito a ser aperfeiçoado”.

E alguns comércios utilizam a “semana do consumidor” para tentar atrair clientes e fazer promoções. Porém, muitos consumidores não estão cientes disso, e nem notaram grandes promoções. Casos da manicure Leide Souza e do cozinheiro Agnaldo Assunção.

Para a advogada do IDEC, mais importante que fazer promoções nesta semana, é respeitar o consumidor, fazendo o máximo para prestar um bom atendimento, e evitar conflitos entre as partes, especialmente após a venda se concretizar. “Em vez de o comércio se preocupar tanto em vender e fazer propaganda, tem que melhorar o atendimento ao consumidor, é um dever deles de estar respeitando o consumidor”.

Ela citou ainda o desrespeito aos consumidores pelo não cumprimento da lei do SAC por parte das empresas. Muitas grandes companhias são alvo de milhares de reclamações no Procon por conta do mau atendimento prestado aos clientes.

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