A Prefeitura de Campinas ainda não definiu quando haverá a reabertura do Parque Portugal, que fica no entorno da Lagoa do Taquaral. Passados 50 dias da morte de Isabela Fermino, de sete anos, que morreu após ser atingida por uma árvore que caiu no parque, a secretaria de Serviços Públicos de Campinas confirmou ao ACidade On Campinas na sexta-feira (17) que não sabe quando permitirá a reabertura do parque. O certo é que ela ocorrerá após a remoção de mais de 180 árvores que foram condenadas após análises, serviço que deve ser finalizado nos próximos dias. A pasta afirma que essa reabertura pode ocorrer daqui a 10 a 15 dias, mas não fixa uma data.
Além do Parque Portugal, seguem fechados vários outros pontos turísticos da cidade, como o Bosque dos Jequitibás, o Bosque dos Italianos e a Pedreira do Chapadão. A maioria dos casos é também pelo risco de queda de árvores, sendo a exceção a Pedreira do Chapadão, local em que o risco é de queda de pedras.
Os parques foram fechados justamente após a morte de Isabela, que foi a segunda em um espaço de menos de um mês, já que no final de dezembro de 2022 houve a morte do técnico em eletrônica Guilherme da Silva, que tinha 36 anos, e foi atingido por uma árvore do Bosque dos Jequitibás, que caiu sobre o carro dele quando passava pela rua General Marcondes Salgado, na lateral do Bosque.
*Com informações do ACidade On Campinas