Vestibular da Unicamp terá mais questões de humanas; objetivo é equilibrar a prova

Heitor Moreira/EPTV

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou nesta terça-feira (21) mudanças nas questões do vestibular da primeira e segunda fase. Na primeira etapa o total de perguntas segue o mesmo. São 72 questões, porém, a novidade é a introdução de seis perguntas: 3 de filosofia e 3 de sociologia. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. Língua Portuguesa/Literaturas e Matemática segue tendo 12 questões cada.

Já na segunda fase houve mudanças no segundo dia de provas. O número de questões de matemática diminuiu para os candidatos que prestarem Ciências Biológicas e Ciências Humanas. No caso de Ciências Biológicas o número de questões de Matemática caiu de 6 pra 4 e duas questões foram acrescentadas a Biologia, que agora terá 8 questões. Em Ciências Humanas, o número de questões de Matemática também diminuiu de 6 para 4 e foram acrescentadas uma questão de Filosofia e 1 questão de Sociologia. Não houve mudanças na segunda fase da área de Ciências Exatas.


De acordo com José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, a intenção é equilibrar a prova e valorizar os conhecimentos específicos.

A Comvest ainda afirmou que o vestibular não vai cobrar os itinerários formativos previstos no Novo Ensino Médio, modelo que deve passar por revisão pelo novo governo. A Unicamp vai continuar exigindo nas provas os conteúdos obrigatórios previstos na base comum curricular do Ministério da Educação.

As mudanças já valem para o vestibular 2024. A primeira fase será em 29 de outubro, enquanto a segunda está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. A Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos. O período de inscrições vai de 31 de julho a 31 de agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.