Vale-refeição só dura 11 dias e campineiros trocam almoço por salgados

Foto: Flávio Botelho

O vale-refeição, benefício que auxilia o trabalhador a se alimentar em restaurantes ao longo do mês, dura apenas 11 dias. O levantamento é da Sodexo Benefícios e Incentivos, e revela que o número é menor do que no ano passado, quando o vale-refeição durava 13 dias. As empresas consideram, em média, cerca de 22 dias para a realização do crédito, o que significa que neste ano, o trabalhador tem pagado por conta própria metade das refeições que realiza durante o mês. Pra economizar, a confeiteira Rosângela Leite trocou o almoço por um pastel na Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas.

Já a professora Rosângela Isabel de La Torre prefere levar uma marmita, ou comprar uma pronta em vez de comer no restaurante. Tudo na tentativa de economizar. Mas a funcionária pública não abre mão do almoço.

Lanches e salgados são opções mais baratas, mas o consumo frequente desses alimentos podem causar vários prejuízos à saúde, e pode até impactar no rendimento do trabalhador. A melhor opção pra economizar e ao mesmo tempo ter uma alimentação saudável, segundo a nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, são os restaurantes por quilo. O segredo é montar o prato com equilíbrio.

Planejamento e educação alimentar podem ajudar o vale-alimentação a durar até o final do mês, mas se tudo isso não funcionar, o ideal é pensar na marmita como plano b. Outras dicas incluem economizar na bebida: evite pedir, ou opte por água. O suco natural é outra opção saudável, mas costuma ser mais caro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.