Funcionários da Hyundai fazem greve 4 dias após inauguração

Os trabalhadores da Hyundai em Piracicaba anunciaram greve nesta terca-feira, apenas 4 dias depois da inauguração da fábrica. É lá que é produzido o modelo HB20, compacto desenhado exclusivamente para o mercado do país e que já tem cerca de 25 mil unidades pagas e aguardando para serem entregues, o que demonstra a alta demanda pelo veículo.

A justificativa para esta paralisação é o pedido de aumento de salário dos trabalhadores, que atualmente ganham 1278 reais para 1.800 reais e a redução da jornada, de 44 horas para 40 horas.

Questionado se os trabalhadores poderiam estar usando o sucesso de vendas do carro e a quantidade de veículos já vendidos e não entregues para pressionar a empresa, o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Piracicaba, José Luiz Ribeiro, negou. A Hyundai fez uma contra proposta no final da tarde desta terça, aumentando de 1278 reais para 1600 reais, o que não foi aceito e agora os funcionários da montadora aguardam uma nova proposta nesta quarta-feira.

As negociações de aumento do piso salarial entre o sindicado e a empresa começaram ainda na fase de implantação da fábrica, porém o acordo não saiu, o que culminou com os trabalhadores de braços cruzados  nesta terça. Mesmo assim, em nota, a Hyundai prometeu cumprir com o prazo de entrega dado aos consumidores que compraram o HB20. A capacidade média de produção de Piracicaba é de 34 carros por hora, em situações normais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.