No último dia do prazo dado pelo secretário de Infraestrutura Carlos José Barreiro à CBN Campinas, a prefeitura publicou o aviso de licitação para contratar a empresa que deve terminar as obras do corredor do BRT do Ouro Verde, abandonadas pela antiga construtora.
O edital em si só deve ser publicado na segunda-feira, 3 de abril. O pregão vai acontecer em Regime Diferenciado de Contratação, criado em 2011 para obras que tinham relação com as Olimpíadas e Copa do Mundo, mas alterado para as contratações de obras para o Sistema Único de Saúde e do Programa de Aceleração do Crescimento.
Na prática, o Regime inverte duas fases do pregão: primeiro acontecem os lances das empresas interessadas, depois a habilitação de documentos e questões jurídicas.
Essa modalidade já é utilizada pela prefeitura em várias licitações, até como forma de tentar acelerar os processos.
A licitação engloba os lotes 2 e 3 do Corredor Ouro Verde, que vai desde o Terminal Campos Elíseos até o Terminal Vida Nova.
A reportagem mostrou, em várias oportunidades, que toda esta região está com obras incompletas, como as próprias plataformas que vão servir para os ônibus do BRT do Ouro Verde, e o novo Terminal Vida Nova, que está ainda um ponto muito inicial.
A disputa de preços vai acontecer no dia 27 de abril, a partir das 15h.
O projeto, com valor estimado em R$ 50 milhões, prevê o término dos 11% remanescentes do Lote 4, finalizando as estações, os terminais Ouro Verde e Vida Nova, além da construção e manutenção de trechos viários.
Com a finalização do lote, Campinas entregará o BRT Campinas, que já está 96% concluído.
Atualmente, o lote 1 já está finalizado e o lote 3 será concluído ainda neste mês de abril com a entrega do terminal Campos Elíseos.
Também em 2023, os dois últimos viadutos do lote 2 serão finalizados (sobre a Avenida John Boyd Dunlop e a Rodovia dos Bandeirantes).