Várias faixas exclusivas permanentes para a circulação de ônibus do transporte coletivo em Campinas tiveram liberação para tráfego fora dos horários de pico. A mudança foi informada pela Emdec à CBN Campinas, e inclui a Avenida Orosimbo Maia, entre a Rua Dr. José de Campos Novaes e a Avenida Brasil; Rua José Paulino, entre a Rua General Osório e a Avenida Orosimbo Maia; Rua General Osório, entre as avenidas Francisco Glicério e Anchieta; e também a Avenida Lix da Cunha, nos dois sentidos de circulação. Nesses pontos, a exclusividade passa a valer somente em dias úteis e nos horários de pico, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h; e das 16h às 19h, quando a circulação dos ônibus é maior.
A Emdec afirmou que vem promovendo alterações nas faixas exclusivas desde o segundo semestre de 2022, de modo a priorizar o transporte coletivo nos horários de pico e a fluidez do trânsito em geral nos demais horários. A mais recente ocorreu na Avenida Benjamin Constant, onde a faixa exclusiva tem um quilômetro. Recentemente, novas placas foram instaladas informando que a regra vale durante os horários de pico. A mudança, porém, ainda não consta no site da Emdec, que informa que a faixa exclusiva na Benjamin Constant é permanente. Contradição que confunde o condutor. O motorista Paulo César Felipe conta que o medo é usar a faixa exclusiva fora dos horários de pico, e mesmo assim, ser multado.
Transitar indevidamente nas faixas exclusivas é infração de trânsito gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. Nos horários de picos, o motorista afirma que o desrespeito nas faixas exclusivas é maior. Ele conta que é constante se deparar com carros estacionados ou circulando na faixa proibida, o que dificulta o trânsito.
Sobre a mudança, a Emdec informou, em nota, que desde o dia 17 de fevereiro, as faixas dedicadas ao transporte público coletivo na Avenida Benjamin Constant, no trecho entre as avenidas Anchieta e Andrade Neves, também passaram a ser exclusivas somente em dias úteis e nos horários de pico.
A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é feita pelos Agentes da Mobilidade Urbana, seja nas ações programadas ou nas rondas realizadas na região central. A Prefeitura informou ainda que a atualização das informações, no portal da Emdec, está em andamento, e que a sinalização viária, no local, é o que prevalece.