A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas anunciou nesta terça-feira que na próxima semana vai ampliar o público que pode receber a dose da vacina bivalente contra a covid-19. A partir de segunda-feira, dia 10, também poderão ser vacinadas pessoas com doenças pré-existentes com idade entre 12 e 59 anos, população carcerária a partir de 18 anos, pessoas a partir de 12 anos com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Pode ser vacinado com a bivalente quem cumpriu o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose da campanha anterior em atraso, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário. A recomendação do Ministério da Saúde é que o imunizante seja aplicado em quem já recebeu pelo menos duas doses das vacinas monovalentes.
Até este fim de semana, a vacina está disponível para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em Instituições de Longa Permanência de Idosos, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
A vacina bivalente está disponível em todos os centros de saúde de Campinas. Não é necessário agendamento.