Região de Campinas tem apenas uma DDM 24 horas

Foto: Arquivo CBN/Guilherme Pierangeli

A região de Campinas tem apenas uma Delegacia de Defesa da Mulher que funciona 24 horas.

Ao todo, a região tem 11 unidades com atendimento parcial ou integral.

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto que prevê o atendimento ininterrupto das delegacias da mulher em todo o país, incluindo domingos e feriados.

A única unidade 24 horas é a 2ª DDM de Campinas, instalada no Jardim Londres. A primeira delegacia, no Proença, só funciona em horário comercial.

Na região, Americana, Espírito Santo do Pinhal, Indaiatuba, Itapira, Mogi Mirim, Serra Negra, Sumaré, Valinhos e Vinhedo tem uma unidade da DDM, considerando as delegacias sob o comando do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2.

Em todo o estado de São Paulo, primeiro estado do país a contar com uma delegacia especializada no atendimento de mulheres vítimas de violência física, moral e sexual, em 1985, são 11 das 140 Delegacias da Mulher que já funcionam 24 horas.

Em 2018, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que obrigava todas as Delegacias de Defesa Mulher (DDMs) a funcionarem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

O projeto, entretanto, foi vetado por João Doria, governador do estado à época.

As mulheres que procurarem por atendimento deverão ser atendidas em salas privadas, preferencialmente por policiais do sexo feminino.

No caso das cidades onde não há uma delegacia especializada para as mulheres, o atendimento deverá ser feito em uma delegacia comum, de preferência por uma agente especializada.

A lei prevê que os policiais passem por treinamento para acolhimento das vítimas “de maneira eficaz e humanitária”.

As delegacias especializadas também terão de disponibilizar um número de telefone ou uma forma de contato eletrônico para acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.