Depois de anunciar a abertura de 10 leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré, na última semana, a Secretaria de Estado da Saúde recuou e, em um informe à imprensa, nesta segunda-feira, citou que os novos leitos serão abertos neste primeiro semestre, mas sem uma data definida.
Com isso, segue a pressão sobre os leitos de pediatria na região de Campinas.
No último dia 05 de abril em entrevista à CBN Campinas, o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, havia informado que 10 leitos de enfermaria pediátrica tinham sido abertos no Hospital Estadual de Sumaré. Ele também tinha comentado sobre a situação na Unicamp e da possível ampliação do convênio com a Puc-Campinas.
A CBN procurou o governo paulista para saber se os leitos, efetivamente, já estavam disponíveis à população ou não. Em nota, a pasta da saúde informou que as tratativas seguem dentro do prazo e que existe todo um processo de documentação entre as entidades envolvidas para que haja essa liberação e ampliação dos leitos.
No texto enviado à imprensa, nesta segunda-feira, o Governo de SP informa que essa ampliação servirá como retaguarda à interdição de 10 leitos na Maternidade de Campinas, já que serão 10 leitos clínicos infantis para atendimento.
Na entrevista à CBN, o Secretário de Saúde disse também que já tinha acabado de pactuar junto à Unicamp a abertura de 12 leitos de UTI pediátrica. Com relação a isso, a assessoria do HC disse que os 12 já estão abertos e em processo de contratação de profissionais e aguardando conclusão do convênio SES/DRS (Departamento Regional de Saúde). A unidade está recebendo pacientes pediátricos apenas via CROSS – a central de regulação de vagas do Estado
Por fim, outro anúncio feito e que não saiu das tratativas ainda foi o convênio com o Hospital Puc-Campinas, para a ampliação de mais oito leitos de UTI neonatal.