Laudo do IPT aponta que raiz esmagada ajudou na queda de figueira do Bosque

Foto: Guilherme Pierangeli

O laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão do governo do Estado, aponta que a queda da figueira branca no Bosque dos Jequitibás, em Campinas, na última semana de dezembro do ano passado, aconteceu devido ao “esmagamento” das raízes da árvore pela base de concreto do gradil e pela calçada do parque.

O g1 Campinas teve acesso em primeira mão ao laudo, que aponta que a falta de raízes voltadas para o gradil e calçada e a pouca profundidade das raízes existentes podem ter sido as causas da queda.

Apesar do destaque dado pelo laudo ao gradil e à calçada, a prefeitura amenizou a relevância das estruturas para o incidente.

A administração reafirmou em nota que o encharcamento do solo foi a principal causa da queda da árvore, e argumenta que o laudo não considera isso como o fator principal para o tombamento.

As conclusões do IPT vão ao encontro da conclusão do Conselho de Meio Ambiente de Campinas (Comdema), que divulgou um laudo na Comissão de Arborização da Câmara Municipal na semana passada apontando motivos parecidos.

O laudo do instituto foi enviado à Secretaria de Serviços Públicos de Campinas no dia 13 de fevereiro.

Questionada pelo g1 sobre os motivos de não ter divulgado a íntegra do documento, a prefeitura afirmou que ele “foi encaminhado ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia”, e que as informações do Instituto de Pesquisas Técnicas foram compartilhadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.