Moradores da Vila Industrial reclamam de demora em obra e lixo pelas ruas

Foto: Guilherme Pierangeli/Arquivo

Moradores da região da Vila Industrial têm reclamado das condições de limpeza e manutenção do bairro. As reclamações vão desde o lixo em áreas públicas até a demora na entrega de obras que ocorrem no bairro. O morador Rangel Ribeiro citou alguns dos principais problemas do bairro. “A Vila Industrial tem vivido tempos de abandono por parte da prefeitura, temos problemas de lixeiras quebradas, lixo espalhado pelo chão, móveis espalhados pela rua, o cata-treco da prefeitura não passa pra recolher, calçadas com muito mato, as árvores são podadas e os galhos são deixados onde podou as árvores”.

Nossa reportagem esteve no bairro e constatou que as reclamações, de fato, procedem. Na avenida João Batista Morato do Canto encontramos sofás velhos e lixo na calçada em frente à uma casa que fica próxima de uma base da Guarda Municipal. Perto dali, também verificamos um abrigo de ônibus depredado, e uma lixeira de calçada quebrada, no chão.

Em outro ponto, a grade de uma galeria de águas pluviais estava totalmente tapada com lixo, situação que favorece enchentes quando há chuvas intensas. Na avenida Padre Joseph Bouchard, nós constatamos que havia uma lixeira de calçada lotada, com lixo caindo no chão, e outro ponto de ônibus depredado.

O maior problema foi encontrado no cruzamento das ruas Rodion Podolsky e Sargento Laon Borges Oliveira, em um trecho que fica atrás de uma via que será utilizada para o BRT. Em uma galeria pluvial havia muito lixo, com materiais variados, com um forte odor.

Nós entramos em contato com a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas, que enviou a seguinte nota sobre os apontamentos: “Sobre os locais de descarte irregular de lixo e outros resíduos, o Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria de Serviços Públicos, fará uma inspeção em todos os pontos, esta semana, para verificar qual o serviço necessário em cada um deles e tomar as providências de limpeza o mais rapidamente possível. Este tipo de atitude, de descartar irregularmente, não se justifica. Campinas tem coleta de lixo domiciliar em toda a cidade; tem 16 ecopontos (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-), nos quais entulho, objetos, eletroeletrônicos e restos de construção de pequeno porte podem ser levados, gratuitamente; dispõe de caminhão cata-treco, que recolhe móveis e outros objetos, e a Usina Recicladora de Materiais (URM), que recebe entulho de construção de maior porte, levados por transportadores. Há coleta seletiva em diversos bairros e cooperativas de reciclagem. Os cidadãos precisam ter consciência de que este tipo de atitude, de descartar irregularmente, traz males ao meio ambiente e à saúde pública, atrai insetos e outros bichos. A população pode denunciar os infratores, que estão descartando irregularmente, por meio do 153, da Guarda Municipal, para flagrante. A solicitação para a coleta de descarte irregular e/ou outra questão relacionada a limpeza pode ser feita pelo 156.

Mas, além da questão do lixo, outra reclamação de moradores é a demora para conclusão das obras na região do Curtume, e a liberação de um trecho da Avenida Dr. Carlos de Campos. Sobre isso, nós entramos em contato com a Emdec, que informou que a obra de execução de galeria de água pluvial na Avenida Dr. Carlos de Campos é de responsabilidade da empresa MRV Engenharia, e que a via será totalmente liberada pela Emdec após a conclusão dos trabalhos, incluindo a etapa de sinalização.

Atualização: Após seis meses, a via foi liberada pela Emdec.

*Atualizado às 11h14.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.