Cresce número de matriculados de famílias de baixa renda na Unicamp

Governo do Estado/Divulgação

A Comvest, Comissão para os Vestibulares da Unicamp, registrou aumento do número de estudantes matriculados que são de famílias com renda mensal de até três salários mínimos. De acordo com os números divulgados, 30,5% dos matriculados são de famílias com faixa de renda de R$ 3.906. No ano passado, o índice estava em 27,5%. O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou que a mudança reflete a crise econômica que as famílias brasileiras vêm passando nos últimos anos.

A comissão organizadora também constatou queda no percentual de aprovados que vêm de outros estados, de 15,8% para 13,7%. Por outro lado, subiu para 37,6% o número de estudantes que moram em algum dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas. Para o diretor da Comvest, a alta do custo de vida em Campinas impacta na escolha de quem vai prestar o vestibular.

Na primeira semana de abril, a Comvest já havia divulgado os aumentos de matriculados que cursaram o ensino médio na rede pública. Além disso, o número de estudantes do sexo feminino matriculadas aumentou em um ano passando de 45% para 47,2%. Neste ano, a primeira fase do vestibular será em 29 de outubro, e a segunda nos dias 3 e 4 de dezembro. A Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.