Projeto Égide prevê instalação de câmeras e psicólogos nas escolas

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Estratégia Integrada Contra Incidentes em Escolas, chamada de ‘Projeto Égide’, fará ações preventivas nas unidades de Campinas para proteção dos alunos e promoção de uma cultura de paz. O secretário da Educação, José Tadeu Jorge; anunciou que o prefeito Dário Saadi vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal para a contratação de psicólogas escolares, e também de assistentes sociais, para ajudar em duas frentes essenciais no combate à violência escolar: a saúde mental dos alunos e a realidade social de cada um. De acordo com o prefeito, algumas escolas terão prioridade.

As ações preventivas incluem também investimento em tecnologia, com a compra e instalação de 4.089 câmeras de vigilância nas 208 unidades municipais de ensino, que deve ocorrer até o segundo semestre, além de campanhas de prevenção contra bullying, racismo e intolerância à diversidade no ambiente escolar. O projeto será implantado gradativamente a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de abril.

O combate às fake news de ataques em escolas de Campinas também está na mira do Projeto Égide. Na semana passada, o recém-criado Comitê de Gestão Integrada para a Cultura de Paz, que integra as polícias civil, militar e federal, além da Prefeitura e da Guarda de Campinas, identificou 78 denúncias falsas de ataques. Nesta semana, adolescentes e crianças que iniciaram esses boatos nas redes sociais foram chamadas com os pais e responsáveis para prestar depoimentos à Polícia Civil e ao Ministério Público, segundo o Diretor do Deinter-2, Fernando Manoel Bardi.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.