A Operação Box II iniciou a segunda fase de ações articuladas entre a Polícia Civil, o Detran e prefeituras da região para combater o roubo e furto de veículos. O trabalho envolveu 216 policiais e resultou em 18 prisões na região do Deinter-2, 15 delas em Campinas, por diversos crimes. O resultado parcial aponta que foram 82 estabelecimentos vistoriados, 220 pessoas abordadas e lavrados 52 boletins de ocorrências de natureza diversa. O delegado José Carlos Fernandes, da Divisão de Investigações Criminais de Campinas (Deic), responsável pela investigação, conta que 97 motocicletas foram apreendidas na região.
Seis estabelecimentos foram lacrados por crimes diversos, o principal, a revenda de autopeças que são produto de furtos e roubos, ou estão irregulares. Além disso, 15 comerciantes foram levados à delegacia por irregularidades. Oficinas mecânicas e lojas de autopeças são alvo da operação. Segundo o delegado, a maior concentração de comércios irregulares de Campinas foi identificada pela polícia nas regiões do Campo Belo e do Parque Oziel.
Na comparação entre fevereiro e março de 2023, o número de furtos de veículos cresceu 41,6% em Campinas, passando de 250 para 354 ocorrências. Já os roubos de veículos aumentaram 12,9% no mesmo período, saltando de 124 para 140.