Operação para acolher pessoas em situação de rua no inverno tem início

Foto: Eduardo Lopes/PMC

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, iniciou ontem a Operação Inverno 2023, que tem como objetivo prestar serviço de acolhimento às pessoas em situação de rua em Campinas por meio do SOS Rua. Durante a operação o serviço funciona todos os dias, das 8h à meia-noite, duas horas a mais por dia do que o habitual.

A titular da pasta, Vandecleya Moro, relata como é a feita a abordagem inicial às pessoas em situação de rua. “O primeiro contato da equipe do SOS rua é ofertando um local seguro e adequado pra que essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade possam estar protegidas, caso a pessoa não aceite a oferta aí sim é feita a entrega dos cobertores”.

Os que aceitam o encaminhamento são levados ao albergue municipal, o Samin, que passou por uma reforma que teve início em dezembro do ano passado e foi concluída na quarta-feira, dia 26. Com isso a unidade voltou a abrigar para pernoite desde segunda-feira, dia 1.

A unidade tem capacidade de cem pessoas, sendo 80 masculinas, 10 femininas, 8 mães com crianças e 2 leitos reservados para pessoas LGBT. Para oferecer as vagas a pasta realiza um censo para traçar o perfil das pessoas em situação de vulnerabilidade. “O último censo (de 2021) de fato foram 932 pessoas, então com certeza houve um aumento como há em todos os anos de atendimento, nós temos sim muitas pessoas que vem de outros municípios mas a maioria das pessoas que estão em Campinas são de Campinas, e são vários os fatores que levam a pessoa a estar em situação de rua, desde rompimentos familiares, uso de entorpecentes, questões de saúde mental, então a saída da rua também precisa da combinação de várias ações, secretarias e políticas públicas”, relata a secretária.

Caso alguma pessoa veja um morador em situação de rua necessitado de abrigo pode acionar o serviço pelo telefone 3253-4512 das 8h às 18h. A partir do horário noturno, das 18h à meia-noite, o atendimento é feito no whatsapp (19) 99984-6496.

A Operação inverno dura cinco meses, com previsão de término no dia 30 de setembro. No ano passado a Operação Inverno realizou mais de 10,7 mil abordagens, entregou quase 19,3 mil cobertores e registrou cerca de 2,1 mil encaminhamentos para o Samim. Nenhuma morte por hipotermia ocorreu.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.