Sirius auxilia pesquisa que busca entender desenvolvimento da covid

Foto: Divulgação/CNPEM

O acelerador de partículas Sirius, que fica no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, contribui para um projeto que pode ajudar a entender melhor o comportamento do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19, e também de suas variantes, e com isso produzir medicamentos mais eficazes contra a doença.

A Pesquisadora Gabriela Dias Noske, do Departamento de Física da USP de São Carlos, conta que o trabalho no Sirius ocorre há anos. “O Sirius tem sido parte da nossa rotina de pesquisa há muitos anos, esse trabalho teve início em 2020, nosso objetivo é entender como que uma das partes do Sars-CoV-2 ajuda o vírus a formar novas partículas virais dentro da célula”.

Ela detalhou como foi realizado este trabalho no acelerador de partículas. “O Sirius possibilita a gente a utilizar uma técnica chamada cristalografia de raio-x e com isso a gente consegue ver exatamente como as moléculas formadoras do Sars-CoV-2 são olhando a estrutura atômica delas, e com base nisso a gente consegue entender o mecanismo de como esse vírus age e como os medicamentos que estão saindo funcionam”.

A pesquisadora destaca que o trabalho ajuda não só tratar os casos atuais como também prevenir futuros outros casos. Uma das principais preocupações é o surgimento de novas variantes. “A gente olhou para algumas variantes que estão em circulação, tentou entender o quanto isso influenciava nessas drogas e se elas ainda funcionariam com o surgimento de uma variante, é exatamente nesse intuito que a gente continua seguindo com a nossa pesquisa, mesmo que já exista uma vacina, pois o surgimento de variantes é preocupante, e a gente entendo exatamente como funciona cada parte do vírus a gente consegue prevenir e mudar as drogas atuais para que elas possam funcionar também em outras variantes”.

Em relação à criação de novos medicamentos, a pesquisadora afirmou que isso leva em média 10 anos, mas que diante da situação de pandemia é possível acelerar este processo e obter autorização para uso emergencial, assim como já acontece com alguns medicamentos para o tratamento da covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.