Uma minoria de motoristas é responsável pelas infrações de trânsito e pelos acidentes em Campinas. É o que o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, afirmou em entrevista à CBN Campinas. “É importante a gente chamar a atenção que a minoria que vêm desrespeitando as normas, temos uma frota de 950 mil veículos, sendo que 800 mil não sofreram nenhuma autuação, então importante mencionar isso pois essa minoria que acabam causando os acidentes, a grande maioria dos acidentes e mortes são por excesso de velocidade e consumo de bebida alcoólica”.
Diante disso a Emdec vem realizado diversas ações dentro do maio amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito. Uma das ações, por exemplo, prevê a visita de representates da Emdec a bares aos sábados para conscientizar os motoristas sobre os perigos de beber e dirigir.
As grandes vítimas dos acidentes de trânsito seguem sendo os pedestres e os motociclistas. É o que confirma o médico Thiago Calderan, que atua como socorrista em rodovias e é Coordenador do Comitê de Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e Orientador da Liga do Trauma da Unicamp. “A grande entrada de vítimas graves e fatais infelizmente pedestres e motociclistas são os campeões, não que não tenha eventos com carros e caminhões, mas acabam sendo de menor impacto, causando maior injúria ao veículo que a pessoa, quando a gente pensa em lesões mais graves, o óbito, traumatismo craniano, de extremidades, uma fratura de perna, uma fratura de braço”.
E um fator que está presente em quase todos os acidentes graves é o excesso de velocidade, que, segundo Riverete, gera um ganho de tempo praticamente nulo perto do aumento no risco gerado. “Nós temos um estudo que se a velocidade da John Boyd fosse 60 km/h a diferença de tempo pra chegar no destino seria 1 minuto, por que a gente bate muito na questão da redução da velocidade, que as pessoas respeitem a velocidade? Porque se você for frear seu veículo pra uma pessoa que atravessou fora da faixa você tem a chance de salvar uma vida, todas as mortes no trânsito são evitáveis, então é importante que as pessoas respeitem a sinalização”. Mais informações sobre segurança no trânsito e ações do maio amarelo podem ser encontradas no site da Emdec.