Já está em vigor a lei que concede incentivos fiscais a proprietários de imóveis em uma área da região central de Campinas que realizarem reformas de fachadas e melhorias em imóveis construídos antes de 1988.
A medida faz parte do plano de requalificação do Centro, que pretende trazer maior atividade econômica ao ponto mais tradicional de comércio da cidade. Para o urbanista Alan Cury, a desoneração para comerciantes é importante, mas os efeitos para revitalizar a região ainda não devem ser vistos a curto prazo.
Muitos comerciantes e clientes reclamam do excesso de pessoas em situação de rua concentrados na região central de Campinas, que levam a inúmeros pedintes, sujeira em frente a estabelecimentos comerciais e em alguns casos até com ameaças à segurança dos pedestres, como relatado em reportagens anteriores. O urbanista opina que revitalizar estabelecimentos ajuda, mas o maior problema do Centro é social.
Os proprietários de imóveis comerciais e residenciais em um quadrilátero da região central de Campinas, caso aprovados pela Prefeitura, recebem dedução de impostos, como IPTU, ISSQN e ITBI, caso façam reformas por conta própria.