A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços na manhã desta quarta-feira (17) contra um homem suspeito de fraude financeira. O investigado de 42 anos tinha perfis em redes sociais. Somente em uma página ele tem quase 700 mil seguidores.
Ele vendia robôs de investimentos que atuavam de maneira automática. Os robôs são sistemas que compram e vendem ações sem precisar de intervenção humana. A atuação desses robôs é permitida no Brasil, desde que haja autorização do Banco Central e da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, o que o investigado não tinha, como explica o delegado da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza
SONORA 1
Para fazer os investimentos, os clientes tinham ainda que usar uma plataforma americana. O que fazia com que eles tivessem que comprar dólares. Essa compra só poderia acontecer de por uma plataforma do investigado, o que também caracteriza o crime de venda casada. Ele também será investigado por evasão de divisas por conta do envio de dólares para o exterior de maneira ilegal.
SONORA 2
Durante a operação foram apreendidos computadores, celulares, cheques e 4 carros de luxo. O investigado teria propriedade ou sociedade em pelo menos 10 empresas. Todas sediadas em Campinas. Nenhuma deltas tem relação com o mercado imobiliário. O homem foi intimado e deverá prestar depoimento nos próximos dias.