Motociclistas e pedestres lideram mortes em acidentes de trânsito

Foto: Guilherme Pierangeli

Neste ano Campinas teve o mês de abril com menos mortes no trânsito desde 2015, segundo dados do Infosiga. Foram sete mortes, 46% menos que as 13 registradas em abril do ano passado. Em geral a maior incidência de óbitos no trânsito em Campinas, segundo o Infosiga, ocorre em motociclistas e pedestres.

Em entrevista à CBN Campinas, Thiago Calderan, Cirurgião do Trauma da Unicamp, que atua como que atua como médico socorrista em rodovias do estado, explicou um dos principais motivos. “Eu acredito que os motociclistas, ciclistas e pedestres são mais vulneráveis por não terem essas proteções, não que não tenham eventos com carros, caminhões, mas acabam sendo de menor impacto, há maior injúria ao veículo que à pessoa, a grande entrada de vítimas graves, fatais, infelizmente pedestres e motociclistas são os grandes campeões”.

Mas há outro fator que contribui para esta estatística negativa: a imprudência. Não é incomum ver pedestres atravessando fora da faixa, ou então com o sinal verde para os veículos e vermelho para os pedestres. Em cerca de 20 minutos em uma tarde no cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a rua General Osório, no Centro de Campinas, nossa reportagem flagrou dezenas de casos de pessoas atravessando com o sinal vermelho para pedestres, ou então em local onde não há faixa. Até mesmo pessoas com crianças, e duas idosas com dificuldade de locomoção, utilizando bengalas, foram avistadas pela reportagem se arriscando.

Mas a maioria ainda respeita o sinal de pedestres. Caso do comerciante Paulo Victor, que mesmo sem nenhum carro vindo, preferiu aguardar o sinal ficar verde para os pedestres. “Eu acho que é o que a gente aprende na autoescola no dia a dia, a gente não sabe quem tá vindo, se a pessoa vai respeitar o trânsito ou não, você tem de aguardar sua hora de atravessar”.

Já entre os motociclistas há várias situações que os colocam em risco, como avançar no sinal vermelho, trafegar no corredor em alta velocidade, além de realizar ultrapassagens de risco. Por conta disso, a Emdec realiza nesta semana blitzes educativas para motociclistas na Avenida Ruy Rodriguez, na altura do hipermercado Atacadão. A ação já ocorreu nesta terça-feira (23) e será realizada novamente na quinta-feira, das 15h às 17h, na pista sentido bairro.

A ação faz parte do maio amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito. A expectativa é buscar novas reduções nos números de acidentes e óbitos, já que Campinas registrou 151 mortes no trânsito em 2022, cerca de três mortes por semana em média.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.