Devisa recomenda vacina para diminuir casos de gripe no inverno

Foto: Prefeitura de Campinas

Os casos de atendimento a síndromes respiratórias em Campinas continuam subindo, o que é corriqueiro em período de frio e tempo seco. A última semana epidemiológica divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde contabilizou mais de 5,6 mil pacientes procurando unidades por causa do problema entre os dias 8 e 14 de maio, mais de 200 em relação aos sete dias anteriores.

A gripe, principalmente, pode ser evitada com a vacina. A infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Valéria Almeida, recomenda a imunização para diminuir os casos nesse período de mais frentes frias e umidade do ar baixa.

O protocolo de vacinação contra a covid-19, por exemplo, indica que o paciente que contraiu o coronavírus pode se vacinar um mês após o desaparecimento da doença. Já no caso de síndromes gripais, que têm diferentes variáveis, a infectologista explica que quem está com sintomas leves pode receber o imunizante.

A meta de 90% do público-alvo vacinado contra a influenza está longe de ser cumprida. A maior preocupação do Devisa é com gestantes, já que apenas 23% se imunizaram, e crianças até 5 anos, com 17% de cobertura.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.