Está pronto o projeto da primeira etapa do Plano de Combate às Enchentes da Prefeitura de Campinas. A primeira fase está estimada em cerca de R$ 600 milhões, para obras no córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia; e no Proença, na Avenida Princesa D´Oeste. Segundo o prefeito Dário Saadi, o edital de licitação deve ser lançado nas próximas semanas.
A dúvida é de onde virão os recursos pra execução do plano. Em abril, o prefeito de Campinas esteve em Brasília com o ministro das Cidades, Jader Filho, e também com o Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, em busca de verbas. A ideia é contratar um financiamento que seria pago pelo município em 20 anos.
Campinas também busca outras fontes de financiamento, como o BNDES e a CAF, Corporação Andina de Fomento. Segundo Saadi, o município tem capacidade de financiamento, e a escolha será concomitante ao lançamento da licitação.
O secretário de Infraestrutura de Campinas, Carlos José Barreiro, detalhou à CBN Campinas a primeira etapa do Plano de Combate às Enchentes. Já a segunda etapa do projeto deve ser lançada só em 2024, e compreende obras de grande porte, que segundo o secretário, devem interferir no cenário urbano.
Na segunda fase, está prevista a realização de outras quatro obras: um piscinão na Orosimbo Maia, uma obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul, além de um alargamento de calha, e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.