A Prefeitura de Campinas emitiu um alerta aos contribuintes referente a um golpe identificado em que envolve o pagamento do IPTU via PIX.
A modalidade ainda não é aceita para pagamento do imposto, que é cobrado somente em boleto ou débito automático. A administração, aliás, informou que a Secretaria de Finanças está terminando os estudos para a implantação do PIX como opção de pagamento para tributos municipais.
Quando isso ocorrer, cada boleto emitido terá um “QR Code” único e específico, gravado na guia de pagamento e em nome da Prefeitura Municipal de Campinas. Na nova modalidade, não haverá possibilidade de transferência com chave de CNPJ.
Segundo informações da prefeitura, uma contribuinte entrou em contato com o Serviço de Atendimento ao Contribuinte informando que havia recebido informações, pelo WhatsApp, sobre uma dívida de IPTU e que o pagamento deveria ser feito por uma chave (CPNJ) PIX.
Ela achou por bem consultar a administração antes de proceder com o pagamento, e constatou que tratava-se de um golpe.
O CNPJ informado na mensagem é de uma empresa chamada Dívidas IPT Online.
A Pasta reforçou que atualmente os impostos municipais só são pagos via boleto, com código de barras gerado pela própria Administração Municipal e onde consta o nome da Prefeitura Municipal de Campinas.