A plataforma Saúde Digital SUS Campinas já está funcionando para usuários de 16 unidades de saúde. A nova plataforma campineira permite a consulta, prescrição e encaminhamento médico à distância. A implantação foi acelerada pela pandemia, devido a necessidade de comunicação com os pacientes hipertensos, diabéticos e outros doentes crônicos por videochamadas. O novo serviço foi regulamentado em setembro de 2022, quando começaram os testes. Em fevereiro deste ano, foi entregue o projeto básico e teve início o treinamento das equipes, que contam com dez médicos generalistas, em uma parceria com o Hospital Mario Gatti, e especialistas da rede municipal.
O atendimento digital será ofertado, inicialmente, para os pacientes que buscarem as 16 unidades cadastradas. Serão 100 teleconsultas semanais, num total de 400 por mês, apenas no período da manhã . De acordo com o prefeito Dario Saadi, entre julho e agosto, o serviço será ampliado pra todas as unidades de saúde, em período integral. Para dar conta da nova demanda, a Prefeitura estuda três possiblidades. Uma delas, segundo Saadi, é aproveitar convênios com hospitais particulares, que podem fornecer especialistas para o atendimento à distância.
Por enquanto, a teleconsulta será para oferecida para os pacientes de classificação de risco azul, que são aqueles casos de baixa gravidade. Antes, haverá a triagem com enfermeiros no atendimento presencial. Se o paciente aceitar a teleconsulta, receberá um link que vai direcioná-lo para a videochamada com os médicos. Atestados e prescrições gerados durante a consulta também serão encaminhados digitalmente. A ideia é agilizar o atendimento e desafogar a demanda de clínica geral nos centros de saúde. Consultas com cardiologistas e endocrinologistas também já são oferecidas remotamente.
Na segunda fase de implantação, pacientes da proctologia e gastrenterologia também terão acesso ao serviço remoto; além da teleconsulta para casos de asma pediátrica. A expectativa é que até o final do ano os pacientes possam agendar as teleconsultas pelo site da prefeitura, pelo telefone 160 e também por um aplicativo, que está em desenvolvimento. Também deverá ser implantada a ‘receita digital’ para quem faz uso de medicações controladas. Com a tecnologia, o paciente não precisará voltar presencialmente ao centro de saúde pra renovação das receitas médicas.