Autoridades do judiciário paulista estiveram na manhã desta sexta-feira (26) em Campinas para a cerimônia de instalação de novas Varas Cíveis na cidade. Ao todo são duas Varas Cíveis, uma da Fazenda Pública, quatro Unidades de Processamento Judicial (UPJs) e a 1ª Vara Regional Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem, a primeira do Estado de São Paulo. Foram inauguradas também as instalações físicas onde as varas e UPJs vão funcionar.
Juiz diretor do fórum de Campinas, Luiz Antônio Alves Torrano, destaca o alcance de atuação da vara empresarial que terá Campinas como a primeira cidade do estado a recebê-la.
Já sobre as quatro UPJs criadas na cidade, o juiz lembra que serão mais quatro juízes por seção e que eles também terão auxiliares. A expectativa é que o procedimento fique mais rápido.
Chefe do Poder Judiciário Paulista, o desembargador Ricardo Mair Anafe afirma que as novas varas vão fazer com que a sociedade ganhe com a celeridade do andamento dos processos.
Durante a cerimônia funcionários do Tribunal de Justiça de Campinas protestaram pela reposição salarial da categoria. Um grupo com aproximadamente 20 pessoas pedia recomposição de pouco mais de 24%, além de solicitar uma mesa de negociação com o desembargador.