Pedreira do Chapadão tem movimento tranquilo na reabertura

Foto: Guilherme Pierangeli

Após quase seis meses, a Pedreira do Chapadão, em Campinas, finalmente foi reaberta ao público neste sábado (3). A reabertura ocorreu às 6h, e com isso a população pôde voltar a frequentar o local, que tem 130 mil metros quadrados, e é uma das principais opções de lazer dos campineiros, tendo em sua estrutura parquinhos para crianças, quiosques, academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras, entre outras atrações.

Muitos frequentadores não viam a hora de poderem voltar, e alguns não perderam tempo, mesmo com friozinho que fez na manhã de sábado. É o caso da aposentada Cida Bailoni, que mora há 30 anos em frente à Pedreira, e estava sentindo falta. “Muito, muita falta, porque eu faço caminhada, corrida tudo aqui dentro. Senti muita falta, eu eu nem sabia que estava aberto, eu vi parar um carro, aí corri e vim aqui”

A enfermeira Aline Cremasco aproveitou a reabertura para fazer a festa de aniversário de seis anos do filho no parque. E para isso, ela contou com a sorte. “Na verdade, eu não sabia que estava fechada e acabei combinando, marcando tudo para hoje. E foi por coincidência que acabou sendo no dia da reabertura, porque eu não não sabiam e vi a reportagem anteontem falando que a reabrir e eu fiquei mais tranquila, aliviada.”

Com a reabertura da Pedreira do Chapadão, dos 25 parques da cidade, 17 estão abertos, mas oito seguem fechados. A maioria dos fechamentos de parques em Campinas ocorreu devido ao risco de quedas de árvores. Mas a Pedreira do Chapadão foi fechada em 23 de janeiro por outro motivo: devido às intensas chuvas, foram registrados deslizamentos de terra e de pedras, gerando uma situação de insegurança para os frequentadores.

Diante disso, para que a reabertura ocorresse em segurança foram instalados 800 metros de extensão de alambrado, de 1,80 metro de altura, a cerca de 10 metros de distância das paredes de rocha, para que os visitantes não se aproximem dessas áreas de maior risco. A medida seguiu uma recomendação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão do Estado, após avaliação solicitada pela Prefeitura. Além disso, foram feitas 110 podas de árvores, e 34 extrações de árvores secas.

A Pedreira do Chapadão abre todos os dias, das 6h às 21h, com entrada pela rua R. Dr. Alcides Carvalho, próxima à avenida Marechal Rondon.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.