O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou no sábado (3) de um encontro em Hortolândia representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), composto por sete cidades. No evento foi apresentado ao ministro o projeto da Central de Recuperação Energética de Rejeitos, uma usina a ser construída em Nova Odessa que poderá gerar energia tendo como matéria-prima parte do lixo descartado pelas cidades.
O ministro se comprometeu a auxiliar uma comitiva do Consimares que deverá ir à Brasília na próxima semana. “Foi combinado aqui nos dias 13 e 14 uma missão do consórcio a Brasília, e eu vou convocar no Palácio do Planalto a reunião juntando o ministério do Meio Ambiente e ministério das Cidades para analisar o projeto e preparar que nós chamamos do leilão desse projeto, porque ele é feito pelo Governo Federal, que organiza o processo de seleção.
O ministro elencou três condições fundamentais para que o projeto prospere: Respeito ao meio-ambiente, apoio total aos trabalhadores que coletam materiais recicláveis, e que isso seja feito através do consórcio, respeitando as necessidades dos municípios que o compõe.
O presidente do Consimares, Maurício Baroni, que também é Prefeito de Elias Fausto, destacou a comitiva que irá a Brasília. “Essa agenda que ele fez no Planalto nos dais 13 e 14 pra que nós possamos apresentar um projeto que já está em andamento aos ministérios, para que nós possamos dar o start para início realmente das obras da construção da usina que nós reverteremos o lixo em energia, ela atenderá 400 mil pessoas de toda a região do Consimares”.
O Consimares é formado por sete municípios da região (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), cidades que somadas tem cerca de 1 milhão de habitantes, e que produzem cerca de 700 toneladas de resíduos por dia, lixo que atualmente é levado para aterros sanitários.