O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, volta a abrir as portas para visitantes. É que o evento Ciência Aberta está de volta após três anos de suspensão devido à pandemia. Neste ano a visitação ocorrerá no dia 17 de julho, um sábado. O Ciência Aberta 2023 contará com 85 atividades interativas, projetadas para envolver e inspirar públicos de todas as idades, e os visitantes poderão conhecer de perto o Sirius, um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina.
A organização afirma ser um evento para toda a família, com diversas atividades programadas por todos os laboratórios que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis, conforme destaca o pesquisador do CNPEM, Julio Criginski. “A missão desse dia de ciência aberta trazer para perto, de trazer essa comunidade que passa todo dia na frente, às vezes que vê na CBN campinas, reportagens sobre os CNPEM e abrir as portas por eles verem que a gente tá longe daquela visão muito fechadinha de cientista de jaleco fazendo seu experimento.”
O evento contará ainda com atividades do time de engenharia e tecnologia, assim como da Ilum, o curso superior em ciência e tecnologia do CNPEM. Além das atrações em si, haverá praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas, e também espaços nos quais os visitantes poderão descansar.
Na última edição, em 2019, foram registrados 16 mil visitantes, e a expectativa é que esse total seja superado neste ano. “A nossa expectativa é que esse ano a gente supere esse número em torno de 20 mil a 25 mil pessoas ao longo do sábado aqui, então vai ter atividade para todo mundo. A gente espera que todos possam dar aquela passadinha rápida no Rol Experimental, a parte interna do prédio de Sirius. Veja do que se trata esse prédio em formato de anel. Nosso campus é muito grande e é muito agradável. A gente tem a expectativa boa de ter muita gente, de bater esse esse número dos 16 mil visitantes, mas estamos preparados para isso”, afirma Criginski.
A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível, para quem puder doar. Será permitido entrar no campus entre 9h e 15h, e será preciso sair até às 17h. Não é necessário agendamento, nas o CNPEM pede que excursões informem sobre a ida, até por conta de organizar o espaço que receberá vans e ônibus.
Mais informações no site cnpem.br.