Os comerciantes de Campinas estão otimistas. A Associação Comercial e Industrial de Campinas estima faturamento de 14 milhões de reais com produtos juninos esse ano. Amendoim, paçoca, pé de moleque, torrone, doce de leite e muito mais. Itens que fazem a festa de muita gente e movimentam a economia. O número previsto para esse pela associação supera o registrado de 2019, antes da pandemia de Covid.
Por isso as lojas da cidade já reforçaram os estoques de olho na procura e nas tendências. A pandemia também mudou alguns hábitos de consumo e alguns permaneceram. Como o hábito de comprar os doces de forma fracionada ou em porções menores. É o que explica Jéssica Naiana Carvalho dos Santos – diretora comercial de uma rede de Campinas que conta com duas unidades na cidade.
Talita Mendes, gerente de uma loja de fantasias em Campinas, diz que as pessoas estão investindo bastante nos looks juninos. Nem todo mundo quer ir com aquele modelito remendando das comemorações de antigamente. A loja começa a comprar itens ainda em março e fica com essa decoração até agosto.
Carolina Barbieri, professora comprou a fantasia pro filho de dois anos que vai participar da primeira festa junina da vida dele. Ela considera importante apresentar esses hábitos culturais para a criança.