Conheça o mutirão feito para salvar Madalena, uma anta que tinha um tumor

Foto: Reprodução/ EPTV

Voluntários e funcionários do Bosque dos Jequitibás, de Campinas, formaram uma verdadeira força-tarefa pra salvar a Madalena, uma anta de 300kg, com tumor na boca que afetava a mastigação e colocava a vida do animal em risco. O desafio era transportar Madalena do Bosque até a Clínica Veterinária da PUC-Campinas, onde ela foi operada. Douglas Presotto, veterinário do Bosque dos Jequitibás, conta que foram necessárias horas para levar a anta da jaula até a mesa de cirurgia, com a ajuda de oito pessoas que a colocaram numa caixa, içada por um guincho até o caminhão que fez o trajeto. Foi preciso aplicar uma medicação para deixar a anta mais relaxada.

Um profissional especialista em odontologia veterinária avaliou Madalena, e a recomendação foi de que cirurgia fosse realizada o quanto antes, pra evitar que o tumor maligno se espalhasse. Na PUC-Campinas, uma área já estava separada para o procedimento. A unidade é especializada em animais de grande porte. A operação durou cerca de duas horas, com 11 profissionais que ajudaram a manter Madalena na mesa de cirurgia.

Além do tumor, uma parte óssea precisou ser removida para diminuir as chances da doença retornar. O procedimento foi considerado um sucesso, e Madalena já retornou ao Bosque, onde receberá os cuidados pós-operatórios. Final feliz construído por muitos voluntários que ajudaram no transporte e na cirurgia.

Madalena tem 15 anos de idade. Ela chegou a Campinas em 2015, vinda do zoológico de São Carlos, e é a única anta fêmea do Bosque dos Jequitibás.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.