Cerca de 100 fiéis da Basílica Nossa Senhora do Carmo, no centro de Campinas, trabalham na confecção de tapetes nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Eles chegaram cedo, por volta das 4h30 da manhã.
Este é o segundo ano que a tradição católica é colocada em prática e os tapetes são montados em frente ao templo que fica na avenida Benjamin Constant. Os voluntários usaram começaram a pensar na preparação dos tapetes ainda no mês passado. Entre os materiais usados estão quase uma tonelada de Serragem, casca de ovo, areia colorida, glitter, entre outros. Para a aposentada Vanete Vilela, uma das voluntárias, apenas o amor explica tamanha dedicação.
O padre Rogério Cancian, responsável pela Basílica, lembra que o feriado de Corpus Christi é um dos mais importantes na tradição católica.
A ocupação dos espaços públicos também é celebrada por quem mora no centro de Campinas. A vendedora Luciana Rotuli mora na região e acordou cedinho pra participar da missa e também pra fotografar os tapetes. Ela se lembrou dos tempos de infância em que também ajudava a manter a tradição viva.