Prefeitura já recebeu 345 denúncias de serviços alimentares

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um balanço divulgado pela prefeitura de Campinas aponta que entre os dias 1º de janeiro deste ano até o dia 6 de junho, foram registradas 345 reclamações por meio do Serviço 156. O setor de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), recebe em média 69 denúncias por mês de serviços de alimentação irregulares.

As principais infrações encontradas nos locais vistoriados incluem infestações de pragas, falta de pia exclusiva para lavagem das mãos e falta de higiene.

Ao todo, 290 estabelecimentos foram inspecionados e 23 deles precisaram ser interditados por não cumprirem a legislação.

A coordenadora de Fiscalização de Alimentos disse em entrevista ao G1 Campinas que todas as reclamações são avaliadas, porém a equipe usa critérios estabelecidos para definir quais serão verificadas presencialmente. Ela explica que denúncias sobre ratos ou baratas em locais como açougues ou restaurantes costumam se confirmar na prática. No momento em que a fiscalização acontece.

Também é verificado se o estabelecimento cumpre outros requisitos de boas-práticas de manipulação de alimentos. Se houver risco iminente à saúde o local é interditado. O segmento mais denunciado ao Devisa é o de restaurantes.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas anonimamente pelo Serviço 156,das 8h às 18h. Também dá pra denunciar no Espaço Cidadão no Paço Municipal, Av. Anchieta, 200, Térreo, Centro: das 8h às 17h ou pelo Portal Cidadão, via site ou aplicativo.

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