Usuários das UPAs de Campinas estão mais satisfeitos com o atendimento nas unidades. Levantamento divulgado pela prefeitura mostra que tanto as três unidades de pronto-atendimento, que tiveram alocação de profissionais de saúde feita pela Organização Social de Saúde Cisne, quanto a unidade do Carlos Lourenço foram bem avaliadas pelos usuários.
Conforme dados da Ouvidoria Geral do Município, no primeiro trimestre deste ano, a aprovação pelo atendimento superou em 47% as reclamações em relação à demora ou à qualidade dos serviços.
Foram 16 registros de elogios na Ouvidoria em relação às UPAs Campo Grande, São José e Anchieta Metropolitana, contra 11 de demora no atendimento e queixas sobre a qualidade dos serviços. No mesmo período de 2021, foram oito queixas e, em 2022, foram 13 e nenhum registro de elogio nesses dois períodos.
O caso que mais chama atenção é do UPA São José. O local já foi alvo de muitas reclamações no passado, mas tem recebido mais elogios. Conforme levantamento da prefeitura, o número de consultas cresceu 57% na comparação entre os oito meses anteriores à terceirização de profissionais de saúde e os oito meses posteriores.
O operador de Máquinas, Kelvin de Lima mora no bairro São José e usa a UPA com frequência. Nesta terça-feira ele foi buscar atendimento pra um problema de saúde e afirma que o atendimento realmente melhorou.
A aposentada Terezinha da Silva Cruz levou o marido pra ser atendimento na UPA São José. Ela também diz que dentro das possibilidades do serviço público o atendimento da UPA São José é bom na opinião dela.
Na UPA Carlos Lourenço, que ainda não passou pela alocação de profissionais, pacientes pontuam o bom atendimento, porém reclamam da demora. O analista de cartões Marcelo Ramacciotti que foi buscar atendimento por causa de uma gripe. Ele disse que o atendimento demorou um pouco, mas que conseguiu passar pelo médico.
Questionada se pretende passar o modelo de gestão da UPA do Carlos Lourenço para o mesmo da UPA São José, a assessoria de imprensa da rede Mário Gatti informou que “não há previsão de abrir chamamento público para contratação de empresa visando alocação de profissionais profissionais de saúde na UPA Carlos Lourenço.”