Exame de sangue detecta febre maculosa e ajuda no tratamento

Arquivo/Guilherme Pierangeli/CBN Campinas

Os sintomas da febre maculosa são muito parecidos com os da dengue e o período de incubação da doença para quem foi picado pelo carrapato-estrela varia de 2 a 14 dias. Por não saberem que têm a doença ou por receberem tratamento tardio, mais de 60% dos pacientes morrem pela enfermidade.

Mas existe uma maneira muito simples de se detectar a doença logo ao início dos sintomas e evitar um auto-diagnóstico falso de dengue, segundo o médico infectologista Bernardo Almeida. Um exame de sangue.

Além do exame de sangue, outra orientação do infectologista é de que o paciente que esteve em áreas de mata infestadas por carrapatos procure um médico logo ao início dos sintomas para aumentar a chance de cura em caso de febre maculosa.

Não somente o hemograma consegue detectar alguma infecção por bactéria, como a febre maculosa. A punção, aquele exame em que o paciente fura o dedo para colher algumas gotas de sangue, como teste de diabetes, também é uma opção. Grupos com doenças crônicas ou imunossuprimidos têm maior possibilidade de sofrer complicações da febre maculosa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.