A publicação do estudante da Unicamp viralizou. O motivo é que ele encontrou uma moeda dentro da refeição do restaurante universitário, conhecido como “bandejão”. No perfil, em que diz ser estudante de engenharia química, o usuário escreveu “paguei 3 real pra comer no ru da unicamp e recebi cashback”. Nos comentários, outros usuários ironizaram a situação.
Minutos depois, o estudante brincou com a situação e disse que usaria a moeda de um real para comprar balas. Não é a primeira vez que a qualidade da refeição no Restaurante Universitário da Unicamp foi motivo de protocolos feitos pelos alunos à reitoria.
Em fevereiro, uma estudante encontrou uma pedra no jantar. Após a aluna compartilhar o problema em um grupo de WhatsApp, vários outros estudantes enviaram registros de mofo, grampos e até insetos na comida.
Na época, outro universitário, que preferiu não se identificar, é um dos que teve uma surpresa na hora da refeição.
O aluno comenta que o bandejão é a principal fonte de alimentação de muitos estudantes, funcionários e famílias que integram a comunidade acadêmica, e que estariam em situação de insegurança alimentar.
Na época, a Unicamp – por meio da Diretoria Executiva de Administração, da Diretoria Geral de Administração, da Prefeitura do Campus e da Secretaria de Administração Regional – informou que constituiu um Comitê Gestor que acompanhava as atividades da empresa.
Em setembro do ano passado, uma nova empresa venceu a licitação para fornecer cerca de 18 mil refeições diárias nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba, além dos colégios técnicos. Em Campinas, os três restaurantes universitários do campus de Barão Geraldo atendem, em média, 12 mil alunos por dia – entre pagantes e bolsistas –, considerando café da manhã, almoço e jantar.
O que diz a Unicamp:
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em vista das denúncias realizadas à imprensa no dia 19/06, esclarece o seguinte.
A Soluções Serviços Terceirizados é a empresa contratada para a prestação de serviços de alimentação, incluindo aí a compra de gêneros alimentícios, a produção, o armazenamento e o transporte de refeições e a manutenção preventiva e corretiva das instalações e equipamentos de nossos restaurantes. A contratação foi realizada mediante licitação da qual participaram outras 15 empresas.
A fiscalização do contrato referente a essa prestação de serviço (Contrato 110/22) é de responsabilidade do Grupo Gestor de Fiscalização instituído pelo reitor por meio da Portaria 98/22.
O grupo tem por missão acompanhar a execução do contrato, fiscalizando a realização diária do serviço e o cumprimento das cláusulas contratuais.
O grupo é composto por nutricionistas, engenheiros e técnicos administrativos pertencentes à Prefeitura do Campus e à Diretoria Geral de Administração da Unicamp.
O Grupo Gestor de Fiscalização criou uma metodologia de fiscalização a ser observada pela Divisão de Alimentação da Unicamp, órgão responsável por, no caso de alguma irregularidade na execução dos serviços, identificá-la no Relatório Diário, que é entregue à empresa contratada diariamente.
Fatos como o relatado pela imprensa no dia 20/06 são imediatamente notificados à empresa contratada para que ela apresente os devidos esclarecimentos e justificativas.
Cabe esclarecer que a Unicamp mantém canais abertos para recebimento de reclamações e denúncias sobre a prestação dos serviços contratados, como a Ouvidoria e um serviço da Prefeitura.
Ressaltamos que, até a presente data, esses órgãos não receberam nenhuma reclamação sobre o assunto.
A Unicamp continua à disposição para prestar eventuais esclarecimentos.