Os aparelhos de TV Box são capazes de captar de forma irregular o sinal de canais pagos de televisão, e foram apreendidos pela Receita Federal. Um lote de 200 equipamentos foi doado nesta semana à Unicamp como parte de um acordo de cooperação, iniciado em 2019. Agora, os aparelhos serão adaptados para outros usos por especialistas da universidade. O professor do Instituto de Computação (IC), Ricardo Dahab, conta que o aparelho tem ampla aplicabilidade quando transformado.
Para isso, é necessária a instalação de um novo software para modificar o sistema operacional da TV Box, que passa a funcionar como um computador de baixo custo. Outra possiblidade é usar o aparelho para compor sistemas de sensoriamento.
Inicialmente, segundo o professor, a ideia é transformar os equipamentos piratas em computadores que vão auxiliar estudantes carentes, permitir pesquisas em diversas áreas e impulsionar programas de extensão e inclusão.
Os aparelhos ilegais podem ainda ser adaptados para tornar TVs convencionais em inteligentes, ou para acesso à nuvem como aparelhos de alta performance. Vários aparelhos de TV Box ligados entre si podem ainda ser transformados em pequenos supercomputadores e, dessa forma, ter aplicabilidade mais ampla. De acordo com a Receita, pelo menos 15 mil equipamentos apreendidos estão disponíveis para serem encaminhados à Unicamp.