A Comissão Especial de Estudos (CEE), presidida pelo vereador Paulo Gaspar (Novo), realizou, na Câmara de Campinas, mais um encontro sobre arborização urbana na cidade. Neste encontro, foi a apresentação e discussão de um “Contralaudo do Bosque dos Jequitibás”, onde uma árvore caiu no final do ano passado e acertou o carro de um técnico em eletrônica.
De acordo com o responsável pelo bosque, Douglas Pessoto, esse primeiro estudo trouxe apenas as informações mais básicas.
A nova peça produzida a pedido da comissão indica a necessidade de extrair 75 árvores no Bosque dos Jequitibás, número bem inferior ao apresentado em março pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ), que apontava para 108 extrações.
Além disso, essa semana completa cinco meses de outra tragédia envolvendo árvores na cidade: a morte de uma criança de 7 anos após a queda de um eucalipto na Lagoa do Taquaral.
O local exato onde a árvore despencou e matou a menina Isabela Fermino de 7 anos segue fechado, e conta com tapumes e homens trabalhando. Desde a data da tragédia várias ações aconteceram no Parque Portugal, inclusive o fechamento do local.
Atualmente ele está funcionando. Pela grade da avenida Dr. Heitor Penteado é possível ver as grandes clareiras que foram abertas no espaço dos piqueniques onde estava a família da vítima.
Já não existem mais os bancos e mesas de cimento. Centenas de eucaliptos foram arrancados do Taquaral e no lugar deve ser plantado um novo bosque com árvores nativas da nossa região.
A prefeitura de Campinas informou em nota que a Secretaria de Serviços Públicos está finalizando a limpeza da área onde ficavam os eucaliptos. A expectativa é abrir a pista de caminhada e iniciar os trabalhos de urbanização naquele trecho no início de julho.