Poltronas confortáveis, bolo e café quentinho. Tudo para tornar a experiência de quem está fazendo as compras sem pressa mais aconchegante. É isso que o consumidor encontra nos ‘caixas de bate-papo’ de uma rede de supermercados na Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Aurélia, em Campinas. São duas estações para o cliente que, além de pagar as compras, gosta de conversar e fazer uma pausa.
Samuel Vânio Costa Júnior, presidente da rede, conta que a inspiração veio de um grupo de supermercados holandês, que promoveu uma pesquisa com com entrevistados de vários países. O levantamento apontou que 50% dos brasileiros se sentem sozinhos, liderando o ranking internacional.
Mas, se você é aquele cliente que prefere praticidade e agilidade no atendimento, calma: o supermercado mantém os caixas convencionais e o autoatendimento, para quem gosta de passar as compras sozinho.
A dona de casa Mirza de Fátima Teixeira aprovou a nova ideia. Moradora do Jardim Aurélia, ela vai ao supermercado todos dias. Já conhece outros clientes e os funcionários, e sempre aproveita pra colocar o papo em dia.
O presidente da rede conta que, apesar do teste ter começado na metrópole, muitos clientes do Jardim Aurélia se conhecem, e usam a unidade como ponto de encontro. Já saiu até casamento entre clientes que se conheceram na fila do caixa.
A novidade do Jardim Aurélia é pioneira no projeto. A rede conta com 36 unidades, e as seis maiores terão os caixas bate-papo. A expectativa é que em dois meses as estruturas estejam em funcionamento.