Dados levantados pela Sociedade Brasileira de Diabetes com exclusividade para a CBN Campinas apontam que, de de janeiro a abril deste ano foram 763 amputações de pé por diabetes em Campinas. No mesmo período, em 2022, foram 1.133 amputações. Os dados são apenas da rede SUS. O médico endocrinologista Fernando Valente, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que as lesões nos vasos sanguíneos acabam descendo para os pés, e quem não cuida da glicemia pode ser obrigado à amputação.
A piora no estado de saúde pode vir com a idade ou predisposição genética, mas o endocrinologista garante que cuidados diários minimizam os riscos de o paciente precisar amputar o pé.
A Federação Internacional de Diabetes estima que 537 milhões de adultos vivem atualmente com a doença e cerca de 240 milhões de pessoas vivem com diabetes não diagnosticada em todo o mundo. A medicina recomenda um exame periódico, especialmente de dosagem de sangue, para saber se tem a enfermidade. Obesidade, sedentarismo, tabagismo e até a hereditariedade são fatores que aumentam o risco.