A morte de um casal num chalé com sistema de aquecimento a gás em Monte Verde reacendeu o alerta em relação aos cuidados com esse tipo de equipamento. Marcos Amaral, professor de engenharia elétrica da Universidade Mackenzie, em Campinas, conversou com a CBN sobre o perigo de contaminação com substâncias tóxicas. Segundo o especialista, não só aquecedores a gás, mas aparelhos que misturam elétrica com outras tecnologias, normalmente são fabricados com produtos químicos não produzidos para combustão. Se houver queima acidental, é grande a chance de ocorrer a liberação de alguma substância tóxica vinda desses materiais. Por isso, é importante a instalação correta dos equipamentos.
A manutenção periódica em todo o sistema elétrico de uma residência também é importante.
Todos os sistemas elétricos podem trazer problemas no dia a dia se instalados ou usados incorretamente. O professor cita alguns exemplos.
O engenheiro e professor ressalta que, para prevenir acidentes, a instalação elétrica também deve ser feita de forma adequada e compatível com os eletrodomésticos usados na residência.
A Prefeitura de Camanducaia interditou o Chalé Aroma de Jasmim, local onde o casal foi encontrado morto no último sábado (24). Walther Reis Cleto Junior e Andressa Aparecida Campos Reis Cleto são de São José dos Campos, e foram passar o fim de semana no chalé.