Em mais um movimento de revitalização de áreas do centro, a prefeitura de Campinas apresenta no próximo sábado o Projeto de Restauro e Requalificação do Prédio da Lidgerwood. O evento será no auditório do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), lado da Estação Cultura, no Centro.
A ideia é dar conhecimento ao público em geral da proposta e ouvir sugestões, principalmente dos grupos que utilizarão o espaço. Atualmente o prédio está fechado, com marcas de pichação e lixo.
Até 2016, o prédio foi dado em cessão de uso pelo Governo do Estado a Campinas. Com o término da cessão, em 2017, o acervo do Museu da Cidade foi transferido para a Casa de Vidro.
Em 2021, foi solicitado o fechamento do prédio para o público devido aos problemas de conservação. Em julho de 2021, foi entregue ao Governo Estadual um ofício solicitando a doação do prédio da antiga Fundição Lidgerwood ao município de Campinas. O processo ainda está tramitando.
Hoje quem passa todos os dias em frente a antiga fábrica que fica na rua Lidgerwood pode não se dar conta de sua importância histórica.
A dona de casa Luciana Soares conta que nunca sequer reparou nele, mas que poderia brigar algum espaço cultural. A também dona de casa Maria Aparecida diz que o prédio e todo esse entorno deveriam ser restaurados.
O projeto não está todo fechado, podendo receber novas sugestões para melhor adequação do uso do espaço para a população de Campinas. A proposta foi elaborada pela empresa de arquitetura H+F, a mesma que realizou o projeto de restauração para o Museu do Ipiranga e está realizando para o Museu Nacional do Rio de Janeiro.